Enciclopédia do ar condicionado

DÚVIDAS, HISTÓRIA, CURIOSIDADES, ETC ...




VANTAGENS
Todos temos a vontade de viver num ambiente confortável. O ar condicionado é uma solução que poderá ser utilizada durante todo o ano, criando nas nossas casas uma mais valia de conforto, com comprovadas vantagens ao nível do consumo de energia, da imediata a utilização e do conforto proporcionado. A temperatura aconselhável para o Verão é de 24ºC. Temperaturas muito baixas podem desumidificar em demasia, criar microclimas e choques térmicos. A temperatura aconselhável no Inverno é de 18ºC a 20ºC. Temperaturas muito superiores, podem “secar” o ar, criar microclimas e choques térmicos. O Ar Condicionado é uma mais valia de conforto nos dias de hoje.
O sistema DC Inverter é o mais avançado, o que menos consome e o que melhor se adapta às exigências de conforto. Conforto não é só variar a temperatura. É fundamental uma temperatura constante, baixo ruído e uma boa qualidade do ar.
O Plasmacluster da SHARP é a tecnologia mais avançada na Purificação do Ar. O valor de um aparelho de Ar Condicionado não deve ser desligado do nível de conforto e de qualidade do ar que proporciona. As “soluções” que não satisfazem saem sempre mais caras.
O Ar Condicionado não é um electrodoméstico vulgar. Para ser eficiente precisa de ser bem calculado, bem instalado no sítio certo, ter cargas de gás correctas, tubagens limpas, desidratadas e bem dimensionadas, Etc. Exija profissionais responsáveis e competentes. Em todos os equipamentos de climatização a ar, o rendimento varia em função das temperaturas exteriores.
No Inverno, particularmente em zonas muito frias, aconselhamos o sistema Inverter (DC) por ser o que melhor responde às condições extremas do ambiente exterior. O Inverter da SHARP debita calor a temperaturas exteriores de -8ºC. Cada pessoa tem uma sensibilidade térmica diferente. Mas os parâmetros de conforto recomendados devem prevalecer de forma a salvaguardar a qualidade do Ar. O Ar Condicionado tem comportamento diferenciado no Inverno e no Verão.
Para uma boa resposta do seu equipamento durante todo o ano é imprescindível um bom projecto e uma selecção adequada por profissionais habilitados. O Ar Condicionado é uma mais valia de conforto nos dias de hoje.
O sistema DC Inverter é o mais avançado, o que menos consome e o que melhor se adapta às exigências de conforto.

COMO SURGIU ?



Durante séculos, o homem tentou livrar-se do calor utilizando ventiladores, gelo e vários outros métodos em tentativas inúteis. Em 1902, um engenheiro formado pela Universidade de Cornell, Willis Carrier inventou um processo mecânico para condicionar o ar, tornando realidade o controlo climático de ambientes fechados. A invenção de Carrier foi uma resposta aos problemas enfrentados pela indústria nova-iorquina Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co., que tinha seu trabalho prejudicado durante o verão, estação em que o papel absorve a humidade do ar e se dilata. As cores impressas em dias húmidos não se alinhavam nem se fixavam com as cores impressas em dias mais secos, o que gerava imagens borradas e obscuras. Carrier teorizou que poderia retirar a humidade da fábrica pelo arrefecimento do ar. Desenhou, então, uma máquina que fazia circular o ar por tubo arrefecidos. Este processo, que controlava a temperatura e a humidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico. Rumores dizem que a descoberta surgiu devido Carrier ter notado a temperatura do ar alterar quando passava por um lago congelado, e onde este vento passava era mais gelado em relação ao vento que não passava pelo lago.


FUNÇÕES
Desumidificador - Alguns aparelhos de ar condicionado possuem um desumidificador e oferecem a possibilidade de extrair cerca de vinte litros de água por dia, tornando o ambiente mais saudável e confortável. Controlo automático - Os modelos actuais são automáticos: desumidificam, refrigeram ou aquecem, em função da temperatura do ar.
Programação - Para economizar energia e para um maior conforto, pode-se seleccionar e programar os intervalos de funcionamento. Pode-se programar uma determinada hora para o início de funcionamento do aparelho. Fluxo de ar direccionável - Esta é uma função bastante desejável, uma vez que permite direccionar o ar em vários sentidos, em função das necessidades: para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita. Normalmente, todos os modelos, no seu normal funcionamento, alternam a direcção do fluxo de ar para cima e para baixo. Velocidade da ventoinha - As ventoinhas podem ter até três velocidades de rotação e, dependendo dos modelos, esta função pode ser controlada manual ou automaticamente.


BTU/h
BTU/h "British Temperature Unity per hour" (Unidade Inglesa de Temperatura).
Trata-se de uma unidade de potência que determina a potência de refrigeração do produto. Quanto mais alto o número, maior é a potência, que é igual a mais frio ou calor.


CURIOSIDADES

§  O condicionador de ar ajudou muito a indústria cinematográfica, pois nos meses de verão, a freqüência dos cinemas caía muito e vários deles permaneciam fechados nesse período. Por isso mesmo, os estados do sul dos Estados Unidos foram os primeiros a utilizarem os novos sistemas que, por volta dos anos 30, já equipavam a maioria dos teatros e cinemas do país.
§  A primeira instalação de condicionador de ar residencial aconteceu na mansão de Charles G. Gates em 1914, em Minneapolis. Dr. Carrier desenhou o aparelho medindo 6m de profundidade, 1,8m de largura, 2,1m de altura, maior e menos potente que os atuais.
§  Outra importante aplicação se deu em 1914, quando Carrier instalou o condicionador de ar hospitalar. O sistema introduzia umidade extra no berçário de partos prematuros da Maternidade de Pittsburgh's Allegheny General Hospital.
§  Carrier também equipou a câmara dos deputados dos EUA com condicionadores de ar em 1928, o Senado Americano em 1929 e os escritórios executivos da Casa Branca em 1930, tornando mais agradável o trabalho durante o verão quente e úmido de Washington.
§  Em 1924, o condicionador de ar passou a ser utilizado para resfriar os ambientes de grandes estabelecimentos comerciais e lojas de departamentos de Detroit, Boston e New York, além dos prédios e escritórios. O Edifício Milan, em San Antonio, Texas, construído em 1928, foi o 1º edifício comercial multipiso projetado desde o início para incorporar um sistema de ar-condicionado.
§  Os vagões ferroviários foram os primeiros veículos de passageiros a serem equipados com ar-condicionados em 1930 pela ferrovia B&O.



§